quarta-feira, 6 de outubro de 2010

HORACE SILVER




HORACE SILVER
Seu pai era um imigrante vindo da ilha africana e ex-colônia portuguesa Cabo Verde, sua mãe estadunidense; ambos pobres. O pequeno Horace teve o interesse pela música e, particularmente o gosto pelo piano, despertados por um vizinho que ensaiava todos os dias alguns ragtimes. Logo, incomodou seu pai até que este conseguisse lhe comprar um piano de armário para que praticasse, porém, ao ver que a coisa não era fácil, já quis largar. Seu pai ficou indignado, o obrigou a continuar os estudos, contratou um professor rígido e disse para o filho “que um dia ele ainda lhe agradeceria pelas medidas tomadas” – e agradeceu mesmo, em várias entrevistas disse que seu pai e o professor rígido foram os maiores responsáveis por ele ter se tornado o que se tornou, inclusive compôs uma belíssima música (um de seus maiores sucessos) para seu pai: Song For My Father.
Horace Ward Martin Tavares Silver (ou Silva) nasceu em Norwalk, Estados Unidos em 1928 e seu maior ídolo na música era o saxofonista Lester Young (The President), então, na adolescência, resolveu aprender saxofone além de piano. Tocou sax, paralelamente com o piano, até o dia em que participou de uma jam com o experiente Sonny Stitt. Ficou tão envergonhado com sua performance comparada à de Sonny que resolver concentrar seus esforços em composição e com o piano.
Outro fato que marcou sua vida musical foi o convite para participar do grupo deStan Getz. Silver aceitou prontamente, mesmo ganhando menos, só para ter a oportunidade de tocar com esse monstro do sax e de ir para Nova Iorque, a Meca do jazz de então. Apesar das dificuldades financeiras, aprendeu muito, teve oportunidades de gravar suas composições e conheceu muita gente talentosa que também sabia reconhecer seu talento.
Silver contribuiu grandemente para a ampliação do universo jazzístico com músicas que traziam elementos novos advindos do gospel, da bossa nova e de músicas folclóricas do Cabo Verde. Foi um dos precursores da primeira variação do bebop, o hard bop, e do soul jazz, ambos muito explorados e resgatados nos anos 90 por músicos do calibre de um Wynton Marsalis. Além disso, foi snoopyum dos fundadores, junto com Art Blakey, dos prestigiosos e duradouros Jazz Messengers,grupo que serviu de trampolim para um grande número de jovens talentos em vários instrumentos, Wynton Marsalis incluso.
Se você que lê não faz ideia do tipo de som que Horace fez, pergunto se você assistia ao desenho do Snoopy ? Sabe a trilha sonora? É por aí…
Hoje, apesar de octogenário, felizmente este senhor ainda está conosco. Vida longa a Horace Silver!



  1. "Song for My Father" – 7:15
  2. "The Natives Are Restless Tonight" – 6:08
  3. "Calcutta Cutie" – 8:28[3]
  4. "Que Pasa" – 7:45
  5. "The Kicker" – 5:24
  6. "Lonely Woman" – 7:03
  1. "Sanctimonious Sam" – 3:52
  2. "Que Pasa" (trio version) – 5:35
  3. "Sighin' and Cryin'" – 5:23
  4. "Silver Treads Among My Soul" – 3:50


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